quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Homenagens para diretora e vices diretoras.



Dia 12 de novembro, dia da diretora, alunos professores e diretoria do CPM da EMEF 18 de Abril homenagearam a diretora Neiva Scapin e as vices Vera Rauber e Mara Andréa Belini.
No turno da manhã o Grêmio Estudantil leu uma mensagem. No turno da tarde as turmas fizeram massagem, apresentaram músicas, mensagens, poesias, cartões e cartazes.
No final da tarde teve chá de confraternização com as professoras e funcionárias da escola.
A Comunidade Escolar parabeniza suas lideres por esta data, desejando que Deus sempre lhes dê força, paciência e amor para continuar zelando pelo melhor, para os alunos e para escola.

Teatro na Escola





Os alunos das 7ª e 8ª séries da EMEF 18 de Abril, nas aulas de Português, com a professora Márcia Boeira, criaram e apresentaram para os colegas, pequenas peças de teatro, enfocando temas como: vida, morte, drogas, valores, família...
Esta atividade teve como objetivos desenvolver a criatividade, criticidade, expressão escrita, oral e corporal.
Algumas das peças de teatro também serão apresentadas na “Hora da História”, do turno da tarde, 1º à 4º ano, e outras serão apresentadas no “Qual é o seu talento”, evento que será realizado na escola dia 14 de dezembro.

1º Torneio Intermunicipal de Futsal




No último dia 29 realizou-se na E.M.E.F 18 de Abril o 1º Torneio Intermunicipal de Futsal do Turno da Tarde coordenado pela Secretaria de Educação e Desporto juntamente com escolas locais. Este envolveu alunos de 1º ano a 5 série.
O objetivo do torneio é integrar escolas do município e desenvolver uma competição saudável com respeito aos adversários e com espírito cooperativo .
Participaram do torneio equipes da E.M.E.F 18 de Abril, Escola Leopoldo Meinen, Escola Estadual Coronel Lucio Annes Dias , Brasilina de Abreu Terra de Boa Vista, Escola Santa Cruz de Esquina Gaúcha.
A classificação final foi a seguinte:
Fraldinha Feminino – 1º lugar- Barbi Rosas ( 18 de Abril)
2º lugar - As Bardie Bailarinas ( 18 de Abril)

Fraldinha Masculino- 1º Lugar- Leopoldo
2º Lugar- Falcões ( L.Meinen)

Pré-Mirim- Feminino- 1º lugar -1º Lugar- Meninas da 18. (18 de Abril)
2º Lugar- As florzinhas (18 de Abril)

Pré Mirim Masculino -1º lugar- Brasilina- (Boa Vista)
2º lugar - Os bom de bola ( 18 de Abril)

Mirim- Feminino- 1º Lugar- As Estridentes( 18 de Abril)
2º Lugar – As garotas ( L. Meinen)

A Direção da escola 18 de Abril e a Secretaria de Educação agradece a participação das escolas, do Diretor do Desporto Vanderlei Terhost , professores de Educação Física pela organização, e todos que contribuíram para êxito do evento.

Seminário das 8ª séries na EMEF 18 de Abril



Dia 21 de outubro realizou-se na Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Abril, com os alunos das 8ª séries o Seminário “Que Caminho Escolher”. Este seminário foi uma das etapas que ajudará os alunos a construírem seu projeto de vida, principalmente visando orientá-los sobre o caminho a escolher depois de concluírem o Ensino Fundamental.
Escolher uma profissão não é simples, nem fácil. A decisão é sempre permeada de dúvidas e incertezas. Tem as influencias dos pais, amigos e familiares bem como as profissões que são mais vantajosas na questão financeira.
Tudo isso pesa na hora de decidir, e por isso a escola, na disciplina de Religião, com a professora Ana Rita, juntamente com a direção, supervisão e orientadora educacional organizaram este seminário, para dar uma visão de alguns dos cursos técnicos que os alunos poderão escolher cursar.
Foram convidados para darem depoimentos sobre os cursos técnicos e escolas que estão freqüentando os seguintes alunos.
Do Instituto Federal do Rio Grande de Sul, campus de Ibirubá:
-João Pedro Medeiros, e Angélica Medeiros, que estão cursando Sistema de Informação.
-Jardel Molinari, João Vitor Martins e Gabriel Cocco que estão cursando Eletromecânica.
-Angélica Schiefelbein, que está cursando Agropecuária.
Da Escola Estadual Técnica Celeste Gobbato, de Palmeiras das Missões.
-Gabriel Medeiros e Paulo Eduardo Rossato, que estão cursando Agropecuária, Sistema de Internato.
Da Escola Estadual Edmundo Roewer, de Ibirubá:
- Luana Horbach e Mabeli Chagas, que estão cursando Magistério.
Os depoimentos prestados pelos convidados foram muito significativos e com certeza ajudarão os alunos na sua decisão.
E direção da escola agradece aos convidados e manifestam sua alegria e satisfação em ver muitos de seus “frutos” ( es alunos) retornando a casa e com o futuro bem encaminhado.

ALUNOS DAS 5ª SÉRIES DA EMEF 18 DE ABRIL REALIZAM PASSEIO DE ESTUDOS





No dia 21 de outubro, quinta-feira, os alunos das 5ª séries 1 e 2, da EMEF 18 de Abril, acompanhados das professoras Tais Porto, Jamila Valério e Sandra Prediger foram para Quinze de Novembro conhecer a hidroponia localizada na propriedade do senhor Osmar, que explicou como é feito o cultivo de suas hortaliças (alface, agrião, rúcula).
Após visitaram o Museu Municipal, onde observaram os animais empalhados.
Também aproveitaram a manhã para um momento de lazer e descontração na belíssima praça da cidade, onde também fizeram lanche coletivo.
Com este passeio os alunos aprofundaram os conhecimentos já estudos em sala de aula, unindo teoria com prática, tornando os conteúdos mais significativos.
PESQUISA SOBRE A “LEI DA PALMADINHA”
Tendo por base algumas opiniões de leitores, publicadas na revista Veja, de 28 de julho (2010), página 40, da recente lei que proíbe as palmadinhas, os alunos das 5ª e 6ª séries, na disciplina de Português, com a Professora Sandra Prediger, fizeram uma pesquisa com os pais. Os pais tinham como atividade ler os depoimentos publicados na reportagem e responder as seguintes questões.

Sim Não
1- Vocês são a favor dessa lei? 11 50
2-Vocês acreditam que uma palmadinha realmente faz mal? 6 55
3-Quando seu (sua) filho(a) não faz e não aceita o que é certo, será que é necessário dar umas palmadas? 37 24
Na mesma pesquisa foi perguntado com quais das opiniões da reportagem os pais concordavam, sendo que as duas opiniões mais votadas foram:
“Quando a mão que dá a palmada é a mesma que faz o carinho, que dá o pão, protege, defende e indica os caminhos certos, não há nada de errado com isso”. Antonio Celso Batista, Cubatão, São Paulo. (27 pais gostaram mais desta opinião)
“Professores como eu, já ouviram: “Não obedeço nem a meus pais: vou obedecer a você?”. Não é incomum que adolescentes rebeldes, usuários de drogas ou jovens presidiários culpem os pais por não tê-los corrigido na infância. Impor limites e corrigir usando palmadas não causa trauma a ninguém. Minha esposa e eu decidimos continuar disciplinando nossos filhos como acharmos mais conveniente. Se não o fizermos, o mundo lá fora o fará, e de maneira bem pior.” Odair Pires, Professor, Belo Horizonte, Minas gerais. ( 13 pais gostaram mais desta opinião)
Dez pais escolheram outra das cinco opiniões publicadas, e ainda tiveram pais que não escolheram nenhuma das opiniões , mas escreveram sua opinião própria sobre o assunto.

EMEF 18 De Abril Homenageia Professores Pelo Seu Dia.



Dia 15 de outubro, dia dos professores, a EMEF 18 de Abril iniciou as homenagens no turno da manhã. Para iniciar o grupo de percussão, juntamente com o participante Daniel, apresentou duas músicas. Após os professores foram homenageados com desfile de alunos representando cada professor(a), trabalho este iniciado nas aulas de Português, com a professora Sandra Andrade, em que os alunos pesquisaram os gostos de cada professor(a) e providenciaram fotos que foram usadas numa brincadeira, e roupas que os alunos vestiram na hora do desfile, caracterizando cada professor(a).
A Secretária Municipal de Educação Cultura e Desportos, Marinei Rubert também parabenizou os professores pelo seu dia e fez entrega de presentes.
As professoras do turno da tarde também receberam a mesma homenagem. Na mesma noite os professores foram presenteados com um delicioso jantar, presente este dado pelos alunos e CPM. Antes da janta foi feito um momento de espiritualidade em que a convidada especial Elisiane Rossatto cantou a música “Nossa Senhora”. Após a janta foram feitas brincadeiras, que divertiram e descontraíram os participantes.
A direção da escola agradece aos professores pela participação e ressalta que todas as homenagens não pagam o importante trabalho que estes competentes profissionais vem desenvolvendo na escola, melhorando cada vez mais a qualidade do ensino deste educandário.

EXCURSÃO À SANTA MARIA



No dia 7 de outubro (quinta-feira), os alunos das turmas da 6ª séries 1,2 e 3, da EMEF 18 de Abril, acompanhados pelas professoras Sandra Andrade, Ana Paula Balzan, Maria Elena Souza, Adriana Macedo e pela Diretora Neiva Scapin participaram de viagem de estudos para Santa Maria, onde, pela manhã conheceram a fábrica da Coca-cola, a qual puderam ver de perto sua estrutura e funcionalidade.
Na parte da tarde, os alunos visitaram o Criadouro São Brás, com mais de 168 espécies de animais, desde os mais pequenos até de grande porte, como: tigre, leão, onça e urso. O local conta com mais de 640 animais, sendo um lugar de preservação e refúgio de animais em extinção.
O criadouro é muito visitado por escolas de toda a parte, e com a orientação de biólogos os alunos conheceram um pouco mais dos hábitos, da alimentação e da rotina dos animais ali existentes, complementando, assim os estudo teórico realizado em sala de aula.

Professoras de Português e Matemática participam de encontro de estudos.



No dia 29 de setembro, as professoras de Português e Matemática da EMEF 18 de Abril, sob a coordenação da supervisora Marlise Elicker, realizaram tarde de estudos.
Na disciplina de Português foram analisadas questões da prova do SAERS de 2009, verificando em quais aspectos serão necessárias intervenções pedagógicas com vistas a melhoria do processo educativo dos alunos.
Na disciplina de Matemática foi realizada uma oficina de jogos, nos quais foram explorados conteúdos de 5ª à 8ª séries.
Conforme Jussara Hofmann "..., o acompanhamento do processo de construção de conhecimento implica favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações, sugerir-lhe investigações, proporcionar-lhe vivências enriquecedoras e favorecedoras à sua ampliação do saber." E é nesta perspectiva que a escola vem procurando trabalhar.

REUNIÃO DO CPM DA EMEF 18 DE ABRIL


“... a maioria dos pais “sem tempo para nada” ainda consegue fazer um tempo para os filhos. Nós fazemos o nosso tempo!” (Içami Tiba)
Dia 29 de setembro, quarta feira, a EMEF 18 de Abril realizou importante reunião de encerramento do 2º trimestre com o Circulo de Pais e Mestres.
Na referida reunião foram tratados assuntos diversos, entre eles: Mensagem inicial, ginástica laboral com os pais, dentro do projeto de trabalho da escola “Vida Saudável e Feliz”, apresentação de pesquisa realizada na disciplina de Religião sobre “Como se forma um bom aluno”, datas de encerramento do 3º trimestre e provões, excursões de estudo que serão realizados nos próximos dias, entrega de boletins, entre outros.
A direção da escola agradece a presença e participação de todos os pais, salientando a importância de escola e família trabalharem juntos na missão de educar e ensinar.

EMEF 18 DE ABRIL REALIZA CONSELHO DE CLASSE COM PROFESSORAS



No dia 16 de setembro, professoras, direção, especialistas e equipe da SMECD estiveram reunidas na EMEF 18 de Abril para analisarem o desempenho dos alunos das turmas de 5ª à 8ª séries.
Neste encontro foram analisadas as notas de todos os alunos e traçadas estratégias para estimulá-los mais , visando melhorar o desempenho e as notas, buscar alternativas para alertar alunos e pais para evitar que as notas baixem no último trimestre e que se corra o risco de alguns, que estão bem até agora, não consigam aprovação.
Os conselhos de classe são realizados no final de cada trimestre, a partir dele alunos e pais serão chamados para estarem a par de suas notas e do que precisam para o último trimestre.
Esta é mais uma das ações da escola para melhorar a qualidade do seu trabalho, da aprendizagem de seus alunos bem como dos resultados finais.