quarta-feira, 30 de setembro de 2009

POESIAS GAÚCHAS

Durante a Semana Farroupilha, aconteceu, na Escola 18 de Abril, uma série de homenagens, reflexões e apresentações artísticas valorizando a cultura Riograndense. Nesta semana, a turma da 5ª série 3, nas aulas de Português com a professora Juliana Wilke, construíram poesias gaúchas, onde merecem destaque as poesias de alguns alunos, para serem apreciadas por todos.

Ser gaúcho é...
Ser gaúcho é... honrar a tradição
Usar bombacha e tomar chimarrão
Fazer amizades
E frequentar roda de galpão.

Ser gaúcho é... Respeitar pai e mãe
Sempre aceitando seus conselhos
Valorizando os costumes
Da nossa região.

Ser gaúcho é... Ser hospitaleiro e guerreiro,
Valente e desbravador.
Sempre cultivando e amando o Rio grande
Com muito amor.

Linda Jocasta da Rosa Cobalchini


Rio Grande
Sou gaúcho de tradição
Tenho orgulho desta terra
Adoro meu Rio Grande
Porque aqui é minha nação.

Da uva vem o vinho
No Rio Grande construo meu caminho
Da linda mulher gaúcha
Eu recebo muito carinho.

No céu azul do meu Rio Grande
Tem muitas estrelas a brilhar
Para o céu iluminar
Quando o dia raiar.

No campo verde quero-quero a voar
Nas árvores tem pássaros a cantar
E nos campos do meu rincão
Muitos cavalos a corcovear.
Rafaela Colvero e
Diéssica Cristina Reickert

Nenhum comentário:

Postar um comentário