terça-feira, 7 de julho de 2009

Seminário: Um mundo melhor e mais humano






No dia 7 de julho, no Centro de Cultura e Eventos, aconteceu um seminário com as turmas de 7ª e 8ª série, coordenado pela professora de Geografia Rosimar Medeiros, tendo como palestrante o professor Ermélio Rossato, que desenvolveu o tema: "Um mundo melhor e mais humano". Durante sua palestra, ele enfatizou especificamente cinco itens, que embasarão um trabalho que será feito pelos alunos. Em duplas, eles terão que criar um conceito para cada item proposto, bem como definir ações concretas que possam torná-los possíveis em busca da transformação da realidade em que vivemos. Os itens são: um mundo ecologicamente sustentável; um mundo globalmente solidário; um mundo socialmente justo; um mundo humanamente pacífico e um mundo espiritualmente místico. Este trabalho foi pensado e proporcionado aos alunos com o objetivo de mostrar para eles que a Geografia é mais humana do que espacial e que para compreender o mundo em que vive-se é necessário conhecê-lo, tendo consciência crítica, reflexiva, sensibilidade e tomada de atitude diante dos problemas sociais, colocando a vida da humanidade em primeiro lugar.

2 comentários:

  1. As informações trabalhadas por nós professores em sala de aula só terão sentido para os nossos alunos se eles as utilizarem para melhorar a sua vida, da sua família, da sua comunidade, do seu mundo. E para que isso aconteça precisamos mostrar para eles o significado do que se aprende, sensibilizando-os para a necessidade de preservar e cuidar da vida em todos os sentidos. O Ermélio foi 1.000 na sua palestra e os alunos da 7ª e da 8ª também! Adoro trabalhar com todos eles! Valeu e espero que façam um excelente registro do que viram e ouviram!

    ResponderExcluir
  2. Considerei a palestra das 7ª e 8[ séries de alto nível. O professor Ermélio Rossato abordou o assunto de forma significativa levando os alunos a reflexão e sensibilização dos problemas em que vive a população mundial.
    Os alunos estão de parabéns pelo interesse, pelas anotações e filmagens que ocorreram durante a palestra e a professora Rosimar por ter desafiado os alunos num tema tão importante. Quero vê-los tirando leite de pedra

    ResponderExcluir