segunda-feira, 12 de julho de 2010

ALUNOS APRESENTAM TEATRO SOBRE “VIDA SAÚDAVEL E FELIZ”



No dia 09 de Julho , os alunos do 4º ano da E.M.E.F 18 de Abril, apresentaram um lindo teatro “ Vida Saudável e Feliz” para os alunos do turno da tarde no Centro de Cultura e Eventos .
Na escola existe um projeto de leitura que vem sendo desenvolvido e dinamizado pela professora Mara Andreia Bellini através de metodologias diferenciadas, oferecendo aos alunos histórias que contemplem os diferentes recursos, dando a oportunidade de desenvolver a habilidade de expressão oral e corporal, bem como desenvolver nos alunos o gosto pela leitura, uma prática muito importante na vida escolar deles.
A professora revolveu desafiá-los a apresentar um teatro, com o tema do projeto da escola, e alunos aceitaram. O Teatro contou a história de um menino que adorava comer doces, chocolates e salgadinhos e tinha uma alimentação totalmente desregrada, comendo alimentos, que não fazem bem á saúde e que não fornecem nenhum tipo de vitaminas e nutrientes, até que um dia acontece um fato muito interessante que o faz pensar diferente, mudando assim para sempre o seu modo de pensar sobre a alimentação.
A apresentação do teatro, além dos alunos do 4º ano, contou com as participação das professora Ana Cláudia Joaquim e Jamila Valério, da supervisora Romana e o aluno Germano Grauke. Estes personagens deram um destaque especial ao teatro.
A Direção da escola parabeniza a coordenadora do projeto pela iniciativa, bem como as professoras que colaboraram.

ALUNOS DA 7ª SÉRIE VISITAM PREFEITO MUNICIPAL



No dia 8 de julho de 2010, uma representação de alunos da 7ª série da EMEF 18 de Abril, juntamente com a professora de Geografia Rosimar Rubin Medeiros, visitaram o Prefeito Municipal Ari José Bonaldo Pegoraro, para apresentarem, na oportunidade, o resultado de uma pesquisa feita com 45 famílias de alunos da 7ª série. A pequisa foi realizada com o objetivo de saber o que falta em Fortaleza dos Valos para torná-la uma cidade saudável.
Segundo a professora de Geografia, essa idéia surgiu no Dia Mundial da Saúde, quando foi apresentado o conceito de “Cidade Saudável” pelo Dr. Erlon Guterrez. Associando esse conceito, com o conteúdo da 7ª série “Desigualdades regionais do continente americano – norte desenvolvido e sul subdesenvolvido” e com o Projeto de Trabalho da Escola, que tem como tema “Vida saudável e feliz”, elaborou-se essa atividade de estudo e pesquisa, com a intenção de saber a opinião dos pais sobre a qualidade de vida de Fortaleza dos Valos.
Os resultados da pesquisa foram interessantes, destacando-se entre os pedidos: manter a cidade limpa, sem lixo nas ruas; oportunizar emprego para os jovens; construir áreas públicas de lazer para a prática de diferentes esportes; combater os vícios (álcool e drogas) entre adolescentes e jovens; cuidar da saúde das pessoas, com mais profissionais e investimentos na área da saúde; desmatar e poluir menos, fiscalizando mais e preservando o meio ambiente; garantir mais segurança pública (policiamento) na cidade e oferecer cursos profissionalizantes no ensino médio.
O Prefeito Municipal, de posse do material, recebeu a turma atenciosamente, fazendo apontamentos em cima das sugestões mais votadas. Nas suas observações, salientou o que está sendo feito na administração municipal, no sentido de tornar Fortaleza dos Valos uma cidade saudável. Falou dos projetos em andamento, das verbas aprovadas, das aquisições feitas, enfim do que está sendo feito para melhorar a qualidade de vida do povo fortalezense.
Os alunos repassarão as informações recebidas do Prefeito Municipal para os demais colegas de turma.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

EMEF 18 de Abril faz visita de estudos no Salto do Jacui



Dia 8 de junho de 2010, os alunos das 6ª séries 1, 2 e 3 , acompanhados da diretora Neiva Scapin e das professoras Sandra Andrade, Adriana Macedo, Ana Paula Balzan e Juliana Escobar fizeram passeio de estudos no município do Salto do Jacui.
Visitaram a usina Hidrelétrica do Passo Real, onde puderam verificar como ocorre o aproveitamento da água para produção de energia elétrica.
Visitaram também a psicultura de Pedro Tramontini. Lá conheceram os cuidados com a criação de alevinos e os vários tipos de peixes. Almoçaram no local, tendo cardápio com vários pratos feitos a base de peixes.
Para finalizar o passeio, visitaram a reserva indígena, onde puderam conhecer um pouco mais da cultura, usos e costumes daqueles que foram os primeiros habitantes de nosso paìs.
Este passeio será trabalhado de forma interdisciplinar, nas disciplinas de Português, Ciências, História e Matemática.

Escola Municipal 18 de Abril faz bonito no Jergs 2010


Os alunos da Escola 18 de Abril participaram no dia 24 de Junho do Jergs 2010 Fase de Coordenadoria na cidade de Cruz Alta, obtendo a 2ª colocação na modalidade de Futebol de Campo categoria Infantil. Acompanhados pelo Professor de Educação Física Augusto Martins Brabo, os alunos demonstraram muita determinação, companheirismo e acima de tudo muito espírito esportivo.
O professor agradece a direção da escola e aos pais desses alunos que estão sempre incentivando e dando condições para que estes tenham o hábito de praticar alguma atividade física.

EMEF 18 DE ABRIL PROMOVE REUNIÃO DE PAIS



“A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. A vida familiar e escolar se completa.”

Na noite do dia 28 de junho , segunda –feira, a Escola 18 de Abril esteve novamente com a casa cheia, onde aconteceu mais uma reunião pedagógica, com entrega de boletins, encerrando o I Trimestre. Durante a reunião vários assuntos importantes foram tratados com relação ao trabalho e metodologia adotada na escola, apresentado pelas supervisoras . Também foi evidenciado os pontos positivos e conquistas alcançadas no decorrer desde início de ano. Os pais foram convidados a assistir um vídeo, onde refletiram sobre o papel dos pais na educação de seus filhos e a importância dos limites,que foi conduzido pela diretora Neiva Scapin e mediado pela psicóloga Flávia Facco e psicopedagoga Mariza Medeiros .
A Direção da escola agradece a participação dos pais na reunião e acredita que a escola e família devem caminhar juntas, de mãos dadas para dar a sustentação e apoio necessário ao nosso educando, que busca em nós o exemplo, o suporte e, principalmente amor de todos os responsáveis pelo processo, que é dinâmico e está sempre em evolução e que, apesar das transformações pelas quais passa a família, esta continua sendo a primeira fonte de influência no comportamento, nas emoções e na ética da criança.

Alunos da E.M.E.F 18 de Abril comemoram a vitória do Brasil x Chile


Os alunos do turno da tarde da E.M.E. F 18 de Abril , se organizaram com motivação para assistir o jogo de Brasil x Chile. Trouxeram bandeiras, vuvuzelas , estavam vestindo roupas verde- amarelas.
A professora de educação artística trabalhou em aula os animais africanos que servem de símbolos para as bandeiras brasileiras. Os alunos do turno da manhã Fabiola, Isabela , Isadora e Jordão se mobilizaram para ajudar a pintar e enfeitar os alunos do turno da tarde. A escola observa que as crianças ficam eufóricas e com grande expectativa nos jogos do Brasil, isso demonstra o amor ao nosso país que desde a infância vem sendo construído, e também vem dando sorte ao Brasil.