quinta-feira, 20 de maio de 2010

ALUNOS DA ESCOLA 18 DE ABRIL




Com o objetivo de conhecer melhor o trabalho realizado pelo Executivo Municipal e entender como o município é administrado, os alunos do 4º ano da EMEF 18 de Abril, coordenados pelas professoras Maria Elena de Souza e Ana Paula Balzan e vice-diretora Vera Rauber foram visitar o Prefeito Municipal Ari Pegoraro, no dia 12 de maio do corrente ano.
Na oportunidade, o prefeito relatou para os alunos como aconteceu o crescimento econômico, social e cultural do município, acompanhado por ele desde sua infância até os dias de hoje. Ari Pegoraro salientou durante a conversa com os alunos o quanto é importante sonhar e lutar para alcançar o que sonhamos. Para isso, é necessário ter boa vontade e cada um exercer sua cidadania no espaço onde mora.
Após, os alunos continuaram sua visita conhecendo outros espaços da administração pública, como a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Os mesmos foram recepcionados pelas supervisoras Ana Elisa Nogueira e Elisabete Molinari, que destacaram o valor do estudo na vida de cada um, bem como a importância da referida secretaria no desenvolvimento da educação municipal.
Num terceiro momento, a turma, juntamente com suas professoras, foram conhecer o Museu Municipal Padre Jerônimo Martini. A Diretora de Cultura Márcia Fredi e a professora Lisiane Rubin acolheram os alunos, mostrando os objetos que estão expostos no museu e que contam a história do município de Fortaleza dos Valos.
Para encerrar a visitação, os alunos foram à Biblioteca Pública Municipal, onde tiveram a oportunidade de ler e explorar o mundo da leitura.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

REUNIÃO DA DIRETORIA DO CPM DA EMEF 18 DE ABRIL




"As verbas são as mesmas para todas as escolas. São os próprios pais, junto com a direção e os professores, que têm de fazer a escola melhorar" Cleusa Police

Dia 11 de maio realizou-se importante reunião com a diretoria do CPM da EMEF 18 de Abril na residência da diretora Neiva Librelotto Scapin. Entre os assuntos tratados, destacaram-se: Avaliação do 23º jantar de aniversário da escola, planejamento da festa junina, que acontecerá dia 4 de junho e planejamento do 1º Sarau da 18 de Abril, que acontecerá dia 13 de agosto. Após o jantar teve um gostoso jantar de confraternização.
Para que a escola pública cumpra bem o seu papel, a participação da família é fundamental, neste sentido, cabe ressaltar que o CPM da escola vem cumprindo seu papel com muita dedicação e empenho.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Homenagem para as mães na EMEF 18 de Abril



“Mães judiciosas sempre têm consciência de que são o primeiro livro lido e o último posto de lado, na biblioteca dos filhos.” Charles Lenox Remond
Dia 7 de maio, sexta-feira, a EMEF 18 de Abril fez homenagem especial para as mães. As mães foram esperadas ansiosamente por seu filhos, na porta do ginásio da escola.
A diretora Neiva Scapin fez a acolhida, e falou da importância da mãe numa família e da alegria em contar com a presença de todas. Estavam presentes o presidente do CPM Carlos Alberto Stefanello, e a supervisora da SMEC, Ana Eliza Nogueira, que também deixaram suas mensagens para as mães.
Os alunos dos 1º anos aos 4º anos fizeram emocionantes apresentações, nas quais representaram o grande amor e carinho que as mães dedicam diariamente a eles.
A direção da escola agradece as mães que se fizeram presentes, que assim demonstraram a seus filhos o quanto são importantes para elas.
(Marlise Eilicker)

Intercâmbio entre EMEF 18 DE Abril e EEEF Lucio Annes Dias




No dia 5 de maio, nas dependências da EMEF 18 de Abril, realizou-se um intercâmbio entre as escolas 18 de Abril e Lucio Annes Dias. A professora de Ciências, Ana Claudia Joaquim trabalhou com os alunos convidados da 7ª e 8ª séries. Foi estudado o tema sexualidade, sendo que a professora Ana Claudia, juntamente com alguns alunos apresentaram para os visitantes um vídeo sobre o tema. Durante esta primeira parte os alunos, direção, supervisão e professoras das escolas, aproveitaram para “bater um papo legal” sobre o assunto, relatando experiências vivenciadas pelos presentes. Na segunda parte, todos foram para o ginásio da escola, onde participaram da brincadeira “caminho do espermatozóide”, onde com materiais alternativos eles caminharam sobre os materiais e responderam questões relacionadas ao órgão onde se encontravam. Depois foi servido um lanche aos participantes.
Este intercâmbio tem por objetivo a integração entre as escolas e dar uma orientação correta aos adolescentes sobre a sexualidade.
Em outra oportunidade a escola visitante Lucio Annes Dias fará a continuação do intercâmbio nas dependências da escola na Fazenda Colorado.

EMEF 18 DE ABRIL REALIZA COM SUCESSO O JANTAR EM COMEMORAÇÃO AOS 23 ANOS DA INSTITUIÇÃO




No dia 23 de Abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Abril promoveu um delicioso jantar em comemoração aos 23 anos de existência da Escola. Antes da janta, teve belíssimas apresentações, como:
Declamação de uma poesia feita por Samanta Ravanello, do 1º ano, apresentação do grupo da percussão do projeto “Cidade viva”, paródia cantada por todos os alunos presentes. Apresentação da música: “Faz um milagre em mim”, cantada pelo aluno Luis Afonso Lima e Carlos Eduardo Stefanello, com acompanhamento do instrumento violão- Cassiel Stan e participação de alunos da 6ª série, também foi apresentada uma poesia por Marcos Rubin e Germano Graunke.
A Direção da escola agradece os alunos que se apresentaram , as professoras, os pais, pela colaboração e pelas doações , a Prefeitura Municipal, a Lisiane Rubin, pela montagem do movie Maker, os membros do CPM e as serventes, que não mediram esforços para fazer o delicioso jantar, e de uma forma carinhosa a senhora Lurdes Ravanello, que deu um toque especial ao risoto.
A grande participação dos pais e da comunidade em geral é resultado de um trabalho voltado para o lema da escola: participação, cidadania e conhecimento. A escola acredita que todos trabalhando juntos faremos a diferença, tornando nossos alunos cidadãos atuantes, participativos e responsáveis.
Também gostaríamos de agradecer à nossa comunidade em geral que prestigiou o evento, e o comércio local pelas contribuições recebidas:
COFAL- TERHORST- VIDEOSSOM -DROGARIA GIRASSOL- STILLUS MODAS- POSTO DO IGOR , RELOJOARIA FORTALEZA - FARMACIA VIDA ATYVE - VEMILER- PADARIA BOM GOSTO - FERRAGEM BARÃO - PADARIA KI-PÃO - PADARIA PÃO QUENTE - ESCRITÓRIO AVENIDA- MERCADO MARCA-