sexta-feira, 30 de abril de 2010

Palestra da biomédica Georgia de Bortoli


No dia 21 deste mês, a professora de Ciências da EMEF 18 de Abril, Ana Claudia Schuh Joaquim, convidou a senhora Giorgia de Bortoli, Biomédica da nossa cidade e integrante da clinica Pró Saúde, e a técnica em enfermagem Gisele Dallanora para realizar um trabalho especial com as turmas de 7ª séries da escola, sobre tipagem sanguínea. Primeiramente a convidada explicou e mostrou esquemas sobre os tipos de sangue, doadores e receptores universais e falou da importância da doação de sangue. Depois foi feita a tipagem sanguínea de todos os alunos das duas séries envolvidas.
Terminado o trabalho a senhora Neiva Scapin, diretora da escola, agradeceu a disponibilidade da palestrante, ressaltando a importância do trabalho desenvolvido.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Combate a dengue me Rincão dos Valos

No dia 16 deste mês o senhor Paulo Marangon ,a senhora Giselda Goulart integrantes da Secretaria Municipal de Saúde e a senhora Ana Claudia Schuh Joaquim, professora da Escola Municipal 18 de Abril,realizaram um trabalho de conscientização sobre o combate a dengue no interior. Passaram em quase todas as casas dos moradores da comunidade de Fátima, que pertence ao Rincão dos Valos, para conversar e distribuir informativos.
O mesmo trabalho será feito com a senhora Nara Mattos, alunos e moradores, nas outras duas comunidades pertencentes ao Rincão, que são a José Basílio e N.S.Perpétuo Socorro.
Este trabalho tem por objetivo prevenir a infestação deste mosquito que é o hospedeiro do vírus da dengue. Mesmo que ainda não tenha sido encontrada nenhuma larva deste mosquito, é necessário tomarmos as providências para evitar que o mesmo se desenvolva, tendo como conseqüência esta doença tão perigosa.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

“VIDA SAUDÁVEL E FELIZ”



Este é o tema do projeto interdisciplinar da escola para 2010.
Entre as atividades previstas aconteceu, dia 19 de abril, semana do aniversário da escola, uma caminhada. A mesma iniciou na praça, com dicas para uma vida saudável com a prática de atividades físicas, dadas pela diretora Neiva Scapin e dicas de uma boa alimentação, dadas pela nutricionista Eliana Librelotto.
Pais, alunos e professoras fizeram parte desta atividade. Também se fizeram presentes a Secretária de Educação Marinei Rubert e sua equipe, a Secretária de Saúde Janice Oliveira e o Sargento Jair Amaral.
A escola agradece a participação de todos e com esta iniciativa espera conscientizar adultos e crianças sobre os cuidados com nossa saúde.
(Marlise Elicker)

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PROGRAMAÇÕES DA ESCOLA


Convidamos vossa senhoria e seus familiares para participar da Caminhada Pela Vida Saudável e Feliz, que é uma das grandes ações, do projeto interdisciplinar de 2010, que tem como Tema: “VIDA SAUDÁVEL E FELIZ”. Esta atividade faz parte também das comemorações referentes aos 23 anos desta Escola.
Dia: 19/04 (segunda-feira)
Hora: 16h30m
Local: Em frente a Praça 3 de Maio.
O sucesso de nosso evento depende de sua participação.
Direção.

terça-feira, 13 de abril de 2010

“É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais” ( Coelho Neto)


No dia 8 de abril, quinta-feira, na EMEF 18 de Abril, realizou-se importante reunião com os pais dos primeiros anos, com a participação da Diretora Neiva Scapin, Vice-diretora Vera Rauber, supervisora Marlise Elicker, professoras Luciana Facco e Ivete Jacobi.
Na referida reunião foram explicados aos pais os seguintes assuntos:
 Como as crianças constroem, aprendem, as letras, a leitura, a escrita, os números? ( Níveis da Psicogênese- Emília ferreiro, Construção do Número- Constance Kamii).
 Como posso ajudar meu (minha) filho(a) em casa, estimulando e motivando ele(ela) para suas capacidades, para aprender cada vez mais?
Também foram entregues aos pais algumas sugestões de atividades para realizarem com seus filhos, para que assim participem mais ativamente na alfabetização dos filhos.


Já no turno da tarde alguns coelhos visitaram a escola, despertando o interesse e curiosidade dos pequenos. As crianças também receberam a coelhinha da Páscoa, que trouxe doces.

CELEBRAÇÃO DA PÁSCOA



A escola tem, entre seus objetivos, desenvolver a espiritualidade, por isso,
como todos os anos, na quinta-feira Santa realizou Celebração em preparação à Páscoa. Isto visando criar um momento de reflexão para relembrar que Jesus renasce em nossos corações, em nossas vidas, em todas as Páscoas.