quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Escola 18 de abril assiste ao Jogo do Internacional X Flamengo




Os alunos da Escola 18 de Abril, juntamente com a direção , no dia 27 de setembro, foram a Porto Alegre, no Estádio Beira Rio, para assistir ao Jogo do Internacional X Flamengo, às 16h, no projeto Criança Colorada. O entusiasmo das 45 crianças acompanhadas de seus pais era muito grande, apesar da forte chuva, que atrapalhou o espetáculo, o Internacional obteve o resultado de 0 X 0. Apesar do resultado, nem tanto, satisfatório muitas crianças tiveram a oportunidade de assistir a um jogo de futebol no Estádio do Inter, e 5 crianças de nossa escola tiveram a sorte de entrar em campo com os jogadores e ainda torcer pelo seu time do coração.

Crianças das 5ª séries da Escola 18 de Abril realizam ns prática as aulas do Gestar




As aulas do Gestar II, referente aos conteúdos de Matemática, onde foi trabalhado sobre probabilidade, também foram comprovadas em sala de aula, com a acadêmica do curso de licenciatura Plena em Matemática, da UAB/UFPel, Elisangela Mate. As aulas aconteceram nas 5ª série 1, 2 e 3, onde foi desenvolvido o conteúdo de probabilidade, abordando: simplificação de frações, número decimais e percentagem.
No inicio da atividade foi ensinado aos alunos o significado da probabilidade, ou seja, se tratava da possibilidade de um evento ocorrer ou não. Dentro da explanação dos conteúdos os alunos foram questionados, usando vários exemplos, interrogações, realizadas atividades práticas para que eles comprovassem o significado do trabalho da probabilidade. As atividades foram acompanhadas pela acadêmica e pelas professoras titulares Marlise Elicker e Ana Rita Stefanello.
O resultado do trabalho foi um sucesso, pois os alunos fizeram vários questionamentos e suposições, verificando assim que compreenderam com clareza o assunto abordado e sua relação com o cotidiano da vida deles.

POESIAS GAÚCHAS

Durante a Semana Farroupilha, aconteceu, na Escola 18 de Abril, uma série de homenagens, reflexões e apresentações artísticas valorizando a cultura Riograndense. Nesta semana, a turma da 5ª série 3, nas aulas de Português com a professora Juliana Wilke, construíram poesias gaúchas, onde merecem destaque as poesias de alguns alunos, para serem apreciadas por todos.

Ser gaúcho é...
Ser gaúcho é... honrar a tradição
Usar bombacha e tomar chimarrão
Fazer amizades
E frequentar roda de galpão.

Ser gaúcho é... Respeitar pai e mãe
Sempre aceitando seus conselhos
Valorizando os costumes
Da nossa região.

Ser gaúcho é... Ser hospitaleiro e guerreiro,
Valente e desbravador.
Sempre cultivando e amando o Rio grande
Com muito amor.

Linda Jocasta da Rosa Cobalchini


Rio Grande
Sou gaúcho de tradição
Tenho orgulho desta terra
Adoro meu Rio Grande
Porque aqui é minha nação.

Da uva vem o vinho
No Rio Grande construo meu caminho
Da linda mulher gaúcha
Eu recebo muito carinho.

No céu azul do meu Rio Grande
Tem muitas estrelas a brilhar
Para o céu iluminar
Quando o dia raiar.

No campo verde quero-quero a voar
Nas árvores tem pássaros a cantar
E nos campos do meu rincão
Muitos cavalos a corcovear.
Rafaela Colvero e
Diéssica Cristina Reickert

Hora Cívica da Semana Farroupilha







A Escola 18 de Abril, durante toda Semana Farroupilha, tem realizado sua Hora Cívica resgatando a história dos Farrapos, bem como exaltando as belezas, a tradição, os costumes e o orgulho de ser gaúcho e pertencer a este chão, através de apresentações realizadas pelas turmas da Escola. No dia 15 de setembro, em especial, a Escola recebeu a chama crioula, trazida pelo Patrão do CTG Estância do Umbu, Luis Segato, e pelo grupo de cavalarianos. Contou com a presença de autoridades municipais: Diretora de Cultura: Márcia Rossatto Fredi, Secretário Muniucipal: José Roberto Librelotto, Vereadores: Leonir Cancian e Branca Librelotto; Gerente Banrisul: Beatriz Franco, Presidente do Sindicato Rural: Mario Weber da Luz, peão e prendas do CTG, que declamaram poesias. A turma da 5ª série 3, também realizou apresentações demonstrando o carinho e o respeito pela tradição gaúcha.

GINCANA DA RESPIRAÇÃO


No dia 8 de setembro, os alunos da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Abril participaram da gincana da respiração. A gincana foi realizada pela professora Ana Claudia Joaquim, em sala de aula. Como estão estudando o sistema respiratório as tarefas eram relacionadas à respiração. As tarefas eram: charadas, para de adivinhar através do olfato, dança do balão, bumbum pesado, mergulhando de cabeça. O propósito desta atividade era proporcionar aula diferente, prazerosa e ainda revisar o conteúdo estudado.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Hora Cívica da Semana Farroupilha

A Escola 18 de Abril, durante toda Semana Farroupilha, tem realizado sua Hora Cívica resgatando a história dos Farrapos, bem como exaltando as belezas, a tradição, os costumes e o orgulho de ser gaúcho e pertencer a este chão, através de apresentações realizadas pelas turmas da Escola.
No dia 15 de setembro, em especial, a Escola recebeu a chama crioula, trazida pelo Patrão do CTG Estância do Umbu, Luis Segato, e pelo grupo de cavalarianos. Contou com a presença de autoridades municipais: Diretora de Cultura: Márcia Rossatto Fredi, Secretário Muniucipal: José Roberto Librelotto, Vereadores: Leonir Cancian e Branca Librelotto; Gerente Banrisul: Beatriz Franco, Presidente do Sindicato Rural: Mario Weber da Luz, peão e prendas do CTG, que declamaram poesias. A turma da 5ª série 3, também realizou apresentações demonstrando o carinho e o respeito pela tradição gaúcha.

GINCANA DA RESPIRAÇÃO


No dia 8 de setembro, os alunos da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental 18 de Abril participaram da gincana da respiração. A gincana foi realizada pela professora Ana Claudia Joaquim, em sala de aula. Como estão estudando o sistema respiratório as tarefas eram relacionadas à respiração. As tarefas eram: charadas, para de adivinhar através do olfato, dança do balão, bumbum pesado, mergulhando de cabeça. O propósito desta atividade era proporcionar aula diferente, prazerosa e ainda revisar o conteúdo estudado.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

OFICINA DE GEOMETRIA






No dia 04 de setembro de 2009, foi realizado no Centro de Cultura e Eventos, na parte da manhã, uma oficina de Geometria, a qual abrangeu o conteúdo sobre medidas de área de figuras planas, trazendo aos professores da área uma maneira concreta de ensinar. Foi possível passar algumas horas usufruindo de materiais diversificados e ao mesmo tempo de troca de experiências. A oficina foi ministrada pela Acadêmica Elisangela Frausina Mate, que cursa o 2º semestre de Licenciatura Plena em Matemática, pela UAB/UFPel do Pólo de Cruz Alta. Esta oficina veio contribuir e enriquecer o encontro do projeto do MEC Gestar II, coordenados pela professora Rosana Campos e assessorado pela SMECD, do município de Fortaleza dos Valos.

A Pesquisa como forma de conhecimento




Os alunos das 6ª séries, da Escola 18 de Abril, na disciplina de Língua Portuguesa , fizeram uma pesquisa solicitada pela professora Sandra Cristina Preediger. Para esta pesquisa, os alunos seguiram um roteiro de perguntas relacionadas ao tempo de escola dos pais e avós, em que os mesmos, tiveram que contar como faziam para chegar a escola, o que aprendiam, suas travessuras, como era o comportamento dos alunos, como os professores ensinavam, como eles veem a educação de hoje, enfim... tudo isso, para que o aluno possa adquirir conhecimento, interesse e relacionar os fatos já ocorridos com a realidade atual.


Segundo os alunos, o trabalho contribuiu muito para o seu conhecimento, despertando interesse e curiosidade.